Notícias

Notícias

Notícias ABRA

ABRA na Mídia: INDÚSTRIAS MAIS PRÓXIMAS DE UM SELO DE QUALIDADE

 As indústrias de farinha e gordura de origem animal estão cada vez mais próximas da obtenção do selo de segurança microbiológica para os seus produtos. O selo “ABRA que aqui tem qualidade” faz parte do Projeto de Inovação e Tecnologia Produtiva para a Reciclagem Animal que está sendo executado pela ABRA através de um convênio firmado com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.

O desenvolvimento de um selo de segurança para a Reciclagem Animal servirá de base para a rastreabilidade e certificação da produção brasileira das farinhas e gorduras de origem animal.

O Programa para a obtenção do selo é divido em dois níveis: O primeiro avaliará a segurança microbiológica do sistema de fabricação garantindo que as empresas participantes realizam todas as medidas preventivas para se produzir um produto seguro sob o ponto de vista microbiológico onde será feito um levantamento da situação atual da planta, um relatório que descreverá os pontos que devem ser trabalhados para a obtenção do selo.

Para auxiliar na obtenção serão confeccionados manuais práticos que serão voltados para cada atividade exercidas pelo setor. Através desses manuais os funcionários das fábricas serão treinados, o que auxiliará as empresas para que se enquadrem na legislação vigente e também a produzirem produtos seguros. Já o segundo nível, será lançado tão logo o primeiro seja implantado e avaliará a segurança físico/química que garantirá as ausências de pesticidas, metais pesados e outros contaminantes como vidros, plásticos, entre outros.

Após a avaliação, a ABRA  promoverá Seminários Técnico-Legais em cinco regiões brasileiras em conjunto com a Câmara Setorial de Pesquisa Inovação e Qualidade (CS-PIQ) e o apoio do SEBRAE e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA – para criar, estruturar e aplicar um programa de treinamento para as empresas participantes e demais agentes envolvidos em todo o processo de fabricação de farinhas e gorduras, desde o abatedouro, passando pelo supermercadista e autoridades fiscalizadoras.

O objetivo dos Seminários é levar o conhecimento prático aos integrantes do programa de qualidade, resultando no aumento da segurança na produção, o que dará o embasamento para a obtenção do selo de qualidade.

Ao término do programa de treinamento, os participantes do programa de serão visitados novamente para uma nova avaliação microbiológica e documental da unidade.

Os participantes que atenderem as normas e cumprirem com as metas estipuladas, receberão o selo de qualidade “ABRA QUE AQUI TEM QUALIDADE”.

Para saber mais sobre o Programa para obtenção do selo de qualidade, entre em contato com o Departamento Técnico da ABRA através do e-mail: dep.tecnico@abra.ind.br, pelo telefone (61) 3201-7199 ou www.abra.ind.br