Notícias

Notícias

Notícias ABRA

RECICLAGEM ANIMAL: Pesquisador indiano transforma carcaças de aves em biodiesel

 De acordo com estatísticas disponíveis da Universidade Tamil Nadu de Veterinária e Zootecnia a taxa de mortalidade média diária de galinhas  é de 0,03 por cento . ” Em uma média de cerca de 4.000 pássaros morrem todos os dias . Cerca de 90 por cento deles são descartados em condições anti-higiênicas ( jogado a céu aberto ) ” , o Dr. Abraham observou.

Métodos não científicos de destruição das carcaças levam à poluição de águas subterrâneas e superficiais , odor desagradável e perigos para a saúde através da criação indiscriminada de micro- organismos e moscas domésticas . De acordo com o The Hindu , existem muitos casos de conflitos entre os criadores de aves e moradores mais disposição aberto de aves mortas .

Calculando a taxa de mortalidade anual de 12 aves lakh neste distrito , ele percebeu a oportunidade na forma de extrair a gordura de aves mortas e produzindo biodiesel a partir de dois métodos diferentes. Enquanto cada ave pesa cerca de 1,5 kg, a gordura constitui em 14,5 por cento do peso da ave.

” Dos dois métodos , o método de extracção com solvente torna possível extrair 97 por cento de gordura da ave e precisa de seis aves para extracção de um litro de gasóleo . Sessenta e três por cento a extração de gordura é possível através do método de centrífugo e requer 16 aves para produzir a mesma quantidade de diesel ” , observou ele.

” Os custos de produção de um litro de gasóleo utilizando o método centrífugo é Rs. 35,68 por litro , contra o método de extração de solvente , onde é apenas Rs. 22 por litro. Todos os anos, dois litros lakh de biodiesel pode ser produzido com aves de postura que morrem em granjas avícolas em Namakkal através de extração com solvente. Estabelecimento de uma planta de extração de solvente custa Rs. 2,5 crore ( cerca de EUA $ 406,428.69 ) , que é mais do que estabelecer uma fábrica de centrífugas ” , disse ele.

Dr. Abraham acrescentou que o biodiesel pode ser utilizado como uma mistura com baixo custo e com gasóleo a 20 por cento, com 80 por cento de gasóleo , que foi testado com sucesso e colocada em uso. A avaliação de qualidade de biodiesel a partir de carcaças de aves foi realizado no Centro de Excelência em Bio- combustível na Universidade Agrícola de Tamil Nadu . TANUVAS tem um pedido de patente para os processos . O chefe do Departamento de Produção Animal e Gestão , VC & RI, Ramesh Saravanakumar , que foi o guia para o projeto, disse que os resíduos como a gordura de frango coletadas de barracas também poderia ser usado para a produção de biodiesel.

” Esses resíduos têm uma melhor taxa de conversão como a gordura está diretamente disponível e pode ser útil para as unidades de processamento de carne de frango em grande escala , fazendo eliminação de resíduos mais fácil”, acrescentou.

Fonte: The Poultry site – traduzida pela ABRA